Na quarta-feira, dia 08/7, o presidente da APEOP e da Comissão de Infraestrutura da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, coordenou importante reunião em videoconferência com o Secretário de Estruturação e Articulação de Parcerias do Ministério de Infraestrutura, Fábio Carvalho, na qual foram tratados diversos aspectos que vêm dificultando a participação de empresas médias nos leilões de Concessões Rodoviárias.
Após a apresentação pelo secretário, do pipeline de projetos na área rodoviária a cargo do Ministério, que incluem 2041 km em 2020, 6808 km em 20121 e mais 9722 km em 2022, totalizando a previsão de investimentos da ordem de R$ 146 bilhões, os empresários participantes da reunião, dentre eles os conselheiros da APEOP, Arlindo Moura, Marco Botter e Carlos Gilberto Cunha, fizeram diversas observações, com destaque para a necessidade de dimensionamento menor para os trechos concessionados e também para as dificuldades de financiabilidade dos projetos.
A APEOP e a CBIC devem preparar um conjunto de sugestões a serem encaminhadas ao Ministério de Infraestrutura, voltando em nova reunião para discuti-las com o secretário.
Atrasos na CDHU
Como consequência do total contingenciamento de recursos da CDHU, promovido pelo governo do Estado, as empresas construtoras que prestam serviços à Companhia estão sofrendo considerável atraso nos pagamentos devidos. Sem estrutura financeira para suportar tais atrasos e manter seu contingente de trabalhadores, as empresas necessitam de rápida solução para o problema.
A APEOP enviou manifestação ao presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino e ao Secretário de Habitação, Flávio Amary, relatando a situação e se colocando à disposição para somar esforços visando o equacionamento dos recursos devidos.