Transição para nova TJLP seria feita em cinco anos
São Paulo, 16/03/2017 – Na discussão da criação de uma nova Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) há duas premissas colocadas, segundo fontes ouvidas pelo jornal Valor Econômico que participam do debate técnico sobre o tema. A primeira é que a medida não será aplicada ao estoque de crédito já contratado junto ao BNDES com base na atual TJLP. A segunda refere-se ao período de transição, pois a migração dos financiamentos do BNDES para a nova TJLP, que será estabelecida com base na estrutura a termo dos juros das NTN-B, será gradual. O prazo para completar essa transição deverá se prolongar por pelo menos cinco anos.
De acordo com matéria publicada pelo Valor, isso significa que, a partir da aprovação do projeto de lei que cria a nova taxa de juros de longo prazo, ela partiria do patamar da velha TJLP (atualmente 7,5% ao ano) para um aumento gradativo até a eliminação total dos subsídios embutidos nos juros dos financiamentos feitos pelo BNDES. Ao fim de cinco anos, portanto, estaria extinta a política de crédito do BNDES fortemente subsidiada pelo Tesouro Nacional.
No caso dos créditos já contratados – regidos pela atual TJLP fixa trimestralmente, mas flutuante ao longo da operação – o governo vai mantê-los inalterados. Uma resolução do Conselho Monetário Nacional, no entanto, poderá autorizar que se leve em conta, ao fixá-la a cada trimestre, um pequeno percentual da variação da NTN-B. A nova taxa não será trimestral, mas mensal.
As propostas da área técnica serão examinadas e debatidas na terça-feira, em reunião dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo de Oliveira, e do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.
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Governo Alckmin planeja privatização da linha 2-verde do metrô de SP
Para concretizar a antiga promessa de estender a linha 2-verde do metrô até Guarulhos (Grande São Paulo), a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) estuda conceder esse ramal à iniciativa privada, segundo matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo.
A proposta de viabilizar a expansão da linha 2 – da Vila Prudente à Dutra, com 14 km e 13 novas estações -dessa forma foi incluída em apresentação da direção da companhia obtida pela Folha.
O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni¸ confirma a proposta. “Acertando as linhas 6-laranja e 17-ouro, além da linha 18-bronze, a linha 2 tem projeto pronto, algumas desapropriações já executadas. Então acho que pode ser”, afima.
Segundo a matéria, a gestão Alckmin prefere agora priorizar concessões que incluam tanto a operação quanto as obras dos ramais metroviários.
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